Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soul Feeder

Eternal soul feeder. Passionate. Words are my world and landscapes are my escape.

Eternal soul feeder. Passionate. Words are my world and landscapes are my escape.

Soul Feeder

07
Mar18

Eu, Tonya: o retrato de uma América

Catarina

Resultado de imagem para eu tonya

 

Image found here

Este podia ser mais um filme sobre o mundo de alta competição desportiva naquela que se pretende assumir desde sempre como um das nações modelo.

E é isso que exigem desde cedo da personagem principal: que seja o modelo de uma nação, que simbolize as famílias americanas e é isso que ela nunca consegue dar. E daí as pontuações nunca justas para com a prestação – quase sempre – exemplar.

Tonya ( Margot Robbie em grande) não só é a primeira mulher do Mundo a tentar um axel triplo e a ser bem sucedida; é também o retrato de uma das mulheres desconhecidas que todos os dias sofrem de violência doméstica numa América em que ser mulher ainda era sofrer calada e sorrir perante tudo o que ocorresse. Sempre com o peso de uma mãe implacável que quer - sempre - o melhor dela no ringue de patinagem ( e aqui Allison Janney nunca vacila).

Quanto ao incidente que marca o filme, fica no ar a questão da dimensão da culpabilidade de Tonya: a partir do momento em que decidem perturbar a adversária, até que ponto é ela culpada ao saber, pelo menos, da tentativa de pressão emocional ( o suposto plano inicial de envio de cartas de ameaça de morte que desembocou num inesperado ataque físico à rival) ? Não estará a ética de Tonya também posta em causa?

Independentemente dessa ocorrência, é inegável a destreza e a firmeza de uma mulher que nunca se dá por vencida, ‘no matter what’.

Sem dúvida, a ver.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Loja Zero

Usa o código 27809804 para usufruir de mais vantagens... Boas compras!

Sweet Care

Zaful

Big Foodie

Vê a minha história gastronómica na Zomato!

Instagram

Aboutachick

Facebook